Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Saúde com Sabor

Este é um blog criado com Amor. Receitas são vegans, crudivoras e acima de tudo saborosas.

Pergunta #3: as mudanças necessárias para ser Vegan

vegan.jpg

 

Na rubrica desta segunda-feira, a Marisa perguntou-nos: "Quais os primeiros passos para quem quer tornar-se vegan? E quais as principais mudanças necessárias? (estilos de vida, etc)".

 

Ser vegan é mais do que apenas e só a alimentação. Vegan é isenção total de alimentação proveniente de origem animal, incluindo, por exemplo o mel, que é esquecido pelos vegetarianos. Tudo o que provem de origem animal ou que leva à exploração animal é colocado de parte.

 

Além disso, a roupa e o calçado não poderão ser de peles. Automóveis com bancos ou volante de pele (como alguns dos carros têm) ou os sofás de casa também não poderão ser, assim como nenhum elemento decorativo.

 

Não deverá frequentar espetáculos de exploração animal como touradas, circos e demonstrações de animais como jardins zoológicos. 

 

Os produtos de higiene da casa e pessoal, bem como os de cosmética, não deverão ter sido testados em animais, bem como os suplementos e medicamentos que eventualmente toma. 

 

Os suplementos e medicamentos também não deverão ter composição de origem animal - é muito usual os medicamentos químicos conterem lactose, por exemplo.

 

No meu entender, aqui ficam os 5 passos para a sua Mudança:

 

1º - Anuncie no seu meio social a sua vontade, para que todos os que convivem consigo respeitem as suas orientações e desejos. É normal todos criticarem uma decisão destas por ignorância e crenças sociais, mas seja determinada e não desista. Faça-se respeitar e não vacile.

 

2º - Comece por rever os seus hábitos alimentares e elimine tudo o que é de origem animal. Programe a sua alimentação e faça-se acompanhar sempre dos seus próprios alimentos, para que não fique dependente dos produtos que se vendem na rua.

 

3º - Depois dos hábitos alimentares estarem estabelecidos, inicie a "limpeza" de casa. Elimine todos os produtos químicos e de cosmética que tenham sido testados em animais ou que tenham ingredientes provenientes de animais, assim como os suplementos e medicamentos de origem animal, e pesquise por suplementos vegan. Quanto ao mobiliário e aos elementos decorativos que contenham materiais de origem animal, pode, por exemplo, doá-los.

 

4º - Venda o seu carro e compre um ecológico ou, pelo menos, um que não tenha estofos ou volante em pele.

 

5º - Seja uma ativista de ações em prol da Natureza, divulgue nos seus meios sociais a sua crença e a sua orientação e, o mais importante, nunca desista. A pressão da sociedade é brutal, mas seja coerente, respeite a sua vontade e faça-se ouvir e ser respeitado.

 

Boas mudanças Marisa, e obrigada pela participação! 

 

Imagem: seedkitchen.com 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.