As “peles” dos vegetarianos - colagénio o novo drama!
Eis uma pergunta que por vezes me colocam...
O colagénio só se encontra nos tecidos dos animais. Ele encontra-se em todos os nossos tecidos, na pele, nos ossos, no cabelo, nas articulações e músculos. Ao contrário do que se diz, nós não podemos absorver colagénio de alimentos como ossos, carne, gelatina animal, entre outros. O colagénio dos alimentos não migra na sua forma completa do processo digestivo para os tecidos só porque sim, aliás, o nosso organismo retira das proteínas (pe. colagénio) que ingerimos os aminoácidos, ou seja quebra a estrutura do colagénio da via alimentar e reconstroi em proteínas estruturais a partir de aminoácidos e vitaminas.
Sabe o que são fibroblastos?
Pois bem, são estruturas no nosso corpo com capacidade de produzir colagénio, de outra forma não o teríamos tecidos à nascença, assim, o segredo é estimular a produção de colagénio e manter o que temos com a máxima qualidade. Existe no entanto vários nutrientes que interferem no desenvolvimento e na manutenção do colagénio que temos, são eles:
- Vitamina B1,
- Vitamina B6,
- Vitamina C,
- Lisina,
- Folato.
Assim nutra-se com estas vitaminas e aminoácidos e todos os seus tecidos vão agradecer incluindo a sua pele.
Fontes:
- Regalla S. Thereputic Nutrition. MSACN 5601. New York Chiropractic College School of Applied Clinical Nutrition Graduate Studies. 2013.
- Gropper SS, Smith JL & Groff JLAdvanced Nutrition and Human Metabolism, 5th edition. Belmont, CA. P 364-368. . 2009.