Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Saúde com Sabor

Este é um blog criado com Amor. Receitas são vegans, crudivoras e acima de tudo saborosas.

A soja e o cancro da mama

soja.jpg

 

Muito se diz em torno da soja…

A soja tem fitoestrogénios. Os fitoestrogénios são como se fossem hormonas moduladoras, ou seja, se fizer sentido, e de acordo com o equilíbrio do organismo, atuam como estrogénios.

Ora, uma das fantásticas ações do estrogénio é, por exemplo, a manutenção dos minerais no interior do osso. Vamos considerar o caso de uma mulher que esteja na menopausa. Na ausência de estrogénio, há uma aceleração na perda de massa óssea. Os fitoestrogénios, comportando-se como uma hormona moduladora, vão atuar como estrogénio no osso, fazendo uma boa manutenção da massa óssea, enquanto no tecido mamário vão ligar-se a recetores beta, recetores anti-proliferativos.

Os estudos nos últimos anos referem-nos isso, logo, o consumo de soja não tem relação com o aumento dos casos de cancro da mama.

Estudos in vitro demonstram que a genisteína inibe o crescimento de uma ampla variedade de células neoplásicas, incluindo células de mama, células de cólon e células da pele, além de inibir a atividade metastásica de células do cancro da próstata.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.